Disciplinas Obrigatórias
Eixos Estruturantes |
Disciplinas |
Fundamentação teórica |
Educação e Educação Especial – contextos históricos; Políticas educacionais e funcionamento da Educação Especial; Referenciais teóricos do desenvolvimento humano; Ética e Educação Especial; Desenvolvimento humano e da aprendizagem de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais; Estudo do desenvolvimento atípico; Teorias pedagógicas aplicadas à Educação Especial; Currículo e Educação Especial – adaptações e acomodações; Linguagem e pensamento; Tecnologias instrucionais aplicadas à Educação Especial– modelos instrucionais; Fundamentos sociológicos, políticos e antropológicos da educação; Apoio educacional especializado – Educação Infantil; Apoio educacional especializado – Ensino Fundamental; Apoio educacional especializado – Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos; Didática para a Educação Especial; Procedimentos de Ensino em Educação Especial: deficiência intelectual; Procedimentos de ensino em Educação Especial: deficiência auditiva; Procedimentos de ensino em Educação Especial: transtornos globais do desenvolvimento; Procedimentos de ensino em Educação Especial: altas habilidades/ superdotação; Procedimentos de ensino em Educação Especial: deficiência física; Procedimentos de ensino em Educação Especial: deficiência visual. |
Formação para a pesquisa |
Processos Investigativos em Educação Especial I – Planejamento de trabalho científico; Processos Investigativos em Educação Especial II – Observação de situações planejadas; Processos Investigativos em Educação Especial III – Desenvolvimento de programas; Processos Investigativos em Educação Especial IV – escola, família e trabalho; Trabalho de Conclusão de Curso I; Trabalho de Conclusão de Curso II; Trabalho de Conclusão de Curso III. |
Formação teórico-prática |
Língua Brasileira de Sinais; Ensino Colaborativo; Planejamento Educacional Individualizado I: Avaliação; Planejamento Educacional Individualizado II: Intervenções; Tecnologias aplicadas à Educação Especial I: Informação e comunicação; Tecnologias aplicadas à Educação Especial II: tecnologias assistivas; Ensino de leitura e escrita para pessoas com deficiência; Ensino de matemática para pessoas com deficiência; Ensino de habilidades de comunicação alternativa e aumentativa; Gestão e organização do trabalho pedagógico em serviços especializados. |
Formação prática |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Especial I; Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Especial II; Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Especial III; Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Especial IV. |