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Curso de Licenciatura em Educação Especial

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Estágio

Coordenação do Estágio do Curso:

 

O estágio é um dos componentes curriculares obrigatórios para a obtenção do titulo de Licenciado em Educação Especial que deverá ser realizado nos dois últimos anos do curso, no ensino regular e nas instituições especializadas, nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica. É oferecido no quinto, sexto, sétimo e oitavo período do curso e atende às determinações da Portaria GR n. 282/09, de 14 de setembro de 2009, da UFSCar, que dispõe sobre a realização de estágios de estudantes dos cursos de graduação da UFSCar e na Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes.


De acordo com a Portaria, os estágios na UFSCar serão curriculares, podendo ser obrigatórios ou não obrigatórios. O Curso de Licenciatura em Educação Especial prevê em sua matriz curricular a realização de estágio obrigatório. No curso, o estágio não-obrigatório e/ou estágio voluntário será computado como atividade complementar, com carga máxima prevista de 60 horas ao longo do curso.


Os estágios no Curso seguirão os requisitos que constam na Portaria GR 282/09, com assinatura do termo de compromisso de estágio obrigatório e não-obrigatório, de acordo com o modelo proposto pela UFSCar.
Serão aceitos estágios na área: das deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em instituições de ensino especializado e escolas do ensino regular conveniadas com a Universidade Federal de São Carlos.


Pretende-se assegurar aos licenciados experiência de exercício profissional, em ambientes escolares que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos na Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental e Ensino Médio - Educação de Jovens e Adultos).


Sendo assim, o campo de atuação do (a) estagiário (a), poderá ser na docência dos serviços de apoio educacional especializado:

  • Etapas de Ensino da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental inicial e final, Ensino Médio que tenham alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados.
  • Modalidade de Ensino: Educação de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental inicial e final; Ensino Médio) que tenham alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados.