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Curso de Licenciatura em Educação Especial

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Atividades

Atividades do Estágio Supervisionado Obrigatório



A realização de pesquisa é indispensável à formação do Licenciando em Educação Especial, uma vez que esta se constitui como um princípio científico e educativo importante para se obter um conhecimento aprofundado sobre a prática educativa.
O momento do Estágio Supervisionado se constitui em espaço de aprofundamento de estudos sobre a prática de ensino em Educação Especial, por meio da leitura crítica da realidade da instituição (locus), de seu entorno e de suas práticas educativas mediante a realização de atividades orientadas:

  1. Observação participante: constitui um dos procedimentos para que o aluno adquira determinados conhecimentos interagindo com as situações vivenciadas, nas diferentes modalidades de ensino na sala de aula regular, sala de recursos multifuncional, atendimento educacional especializado – AEE e nas orientações pedagógicas de professores, pais e coordenação (atividade referente ao 5º e 6º períodos).
  2. Ensino colaborativo, trabalho de colaboração e consultoria colaborativa: trabalho em colaboração com o professor do ensino regular (sala comum e sala de recurso multifuncional) e/ou instituição especial, na elaboração de planejamento, implementação e avaliação do ensino (atividade referente ao 7º e 8º períodos).
  3. Registro de observações, participações e demais atividades desenvolvidas: trata-se de um instrumento eficaz na construção de conhecimentos, que compreende o registro sistemático de observações, participações e experiências vivenciadas no campo de estágio, constituindo-se recurso básico para a sistematização da experiência prática (atividade que perpassa todos os períodos do estágio).