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Curso de Licenciatura em Educação Especial

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Requisitos

Campos, Disciplinas e Requisitos para Estágio Supervisionado


O Estágio supervisionado obrigatório no curso de Licenciatura em Educação Especial deverá ser realizado no sistema regular de ensino e na instituição de ensino especializado, nos seguintes níveis e modalidade de ensino:

Níveis escolares

(Ensino regular)

Etapas

Períodos

Educação Básica

Educação Infantil

Ensino Fundamental (inicial e final)

5º, 6º, 7º ou 8º

Ensino Médio

7º ou 8º

Modalidade de Ensino

Etapas

Períodos

Educação de Jovens e Adultos

Ensino Fundamental (inicial e final)

Ensino Médio

7º ou 8º

Ensino Especial

Períodos

5º, 6º, 7º ou 8º

Instituição de Ensino Especializado

 

Em relação ao percurso de estágio a ser realizado pelo aluno, este deverá ocorrer da seguinte forma:

• Mínimo de um semestre em Instituição de Ensino Especializado.
• Mínimo de dois semestres em escolas de ensino regular, distribuídos obrigatoriamente em duas etapas/ modalidade do ciclo básico (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio ou Educação de jovens e adultos).

Os estágios obrigatórios deverão ser realizados no período diurno, uma vez que o curso está previsto para realização neste período.
As horas dedicadas ao Estágio Supervisionado obrigatório se distribuirão em 405 horas nos seguintes períodos do curso:

Período

Créditos teóricos

Créditos de Estágio em Campo

Total de Créditos

2 (30 horas)

8 (120 horas)

10

2 (30 horas)

6 (90 horas)

08

2 (30 horas)

7 (105 horas)

09

2 (30 horas)

6 (90 horas)

08

Total

8 (120 horas)

405 horas

35

 

No currículo do Curso de Licenciatura em Educação Especial a área de Estágio está representada pelas disciplinas distribuídas em quatro períodos, a saber:

Período

Disciplina

Ementa

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Especial I

Estabelecimentos de relações entre práticas educativas e políticas educacionais relativas ao atendimento especializado, análise histórico-crítica da organização e dos sistemas de funcionamento do ensino especial no Brasil.

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Especial II

Reflexão sobre a identificação, análise e discussão de situações da prática educativa vivenciadas nos espaços onde se desenvolve o estágio.

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Especial III

Reflexão sobre a identificação, análise e discussão de situações da prática educativa vivenciadas nos espaços onde se desenvolve o estágio. Elaboração de uma proposta de trabalho para o serviço especializado escolhido, por meio do ensino colaborativo, trabalho de colaboração e consultoria colaborativa ao professor de ensino regular (sala comum e sala de recurso multifuncional) e/ou instituição especial. Aplicação da proposta elaborada, devidamente acompanhada/o do professor/responsável e do supervisor de estágio.

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Especial IV

Reflexão sobre o ensino colaborativo, trabalho de colaboração e consultoria colaborativa ao professor de ensino regular (sala comum e sala de recurso multifuncional) e/ou instituição especial.