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Curso de Licenciatura em Educação Especial

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Diretrizes TCC 2017

CRONOGRAMA DO PLANEJAMENTO DE TCC Cronograma do processo de seleção - TCC (2017)

TURMA 2015

Mês/Ano

Atividade

Especificações

10/04

Prazo máximo para os professores enviarem as fichas para o novo e-mail da Coordenação de TCC:

 

tcc.cleesp.ufscar@gmail.com

 

Ficha com descrição da pesquisa/área, pequeno resumo, número de vagas ofertadas e critérios para seleção dos alunos (como por exemplo, nota da disciplina relacionada ao tema, trabalhos anteriores relacionados à temática, participação de grupo de estudos, valor do IRA - Índice de Rendimento Acadêmico e demais critérios).

20/04

Formalização de interesse em orientar de um professor externo ao Departamento de Psicologia.

 

27/04

Envio para os alunos do manual do TCC e da ficha de interesse.

Ficha de interesse contendo: nome e três sugestões de orientador e projeto, acompanhado da justificativa.

12/05

Entrega da ficha de interesse pelos alunos.

Entrega no setor de Apoio Pedagógico (para as pedagogas Mariana ou Vanessa).

15 a 22/05

Seleção pelos professores dos possíveis orientandos

Com base nos critérios previamente elencados.

23/05

Reajustes realizados pela Coordenação e acordado pelos professores

26/05

Divulgação dos Resultados

Trabalho de Conclusão de Curso I

Mês/Ano

Atividade

Especificações

Dezembro / 1º período de TCC

Prazo final para entrega de uma versão digitalizada do projeto para o respectivo orientador.

Sugestão: O projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando no máximo 15 páginas datilografadas em espaço 1,5 (normas ABNT). Deve compreender:

- Resumo (máximo 20 linhas);

- Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental;

- Objetivos;

- Plano de trabalho e cronograma de sua execução;

- Material e métodos;

- Forma de análise dos resultados.

Trabalho de Conclusão de Curso II

Mês/Ano

Atividade

Especificações

Junho / 2º período de TCC

Final da coleta de dados e análise inicial. Envio da descrição da introdução, método e resultados dos dados para o respectivo orientador.

 

Trabalho de Conclusão de Curso III

Mês/Ano

Atividade

Especificações

01 a 19 de outubro /3º período de TCC

Período para Comunicação à Coordenação do TCC / Curso de Educação Especial, data, local da realização da banca de defesa.

Seguir o modelo encaminhado pela Coordenação de TCC.

Quinze dias antes da data indicada de defesa / 3º período de TCC

Prazo final para entrega das monografias para a banca.

Entrega do trabalho impresso.

Última quinzena de novembro ou primeira semana de dezembro / 3º período de TCC

Período de realização das bancas.

Ver especificações sobre a composição da banca.

Primeira quinzena de dezembro/3º período de TCC

Prazo final para entrega da versão final digitalizada à Coordenação do TCC / Curso.

Acompanhada da Carta de Autorização para divulgação no site do curso assinada pelo aluno e orientador.

 

Regimento e Caderno de Ofertas

 

 

Orientadores, Projetos e Vagas – TCC (Turma 2015)

ORIENTADORES, PROJETOS E VAGAS TCC PROFESSOR

PROJETO

VAGAS

Prof.ª Dr.ª Adriana Garcia Gonçalves

Acessibilidade no contexto pedagógico educacional para alunos com deficiência física e/ou hospitalizados

2

Prof.ª Dr.ª Alice Almeida Chaves de Resende Mendes (representando Prof.ª Dr.ª Enicéia Gonçalves)

Política de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva

1

Desenvolvimento de planejamento educacional individualizado com a participação das famílias de indivíduos com autismo

1

Prof.ª Dr.ª Carolina Severino Lopes da Costa

Análise das práticas de estagiários do curso de Licenciatura em Educação Especial para alunos com deficiência visual

1

Demandas em habilidades sociais educativas de professores de alunos do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE)

2

Prof.ª Dr.ª Diléia Ap. Martins Briega

Indicadores educacionais e de políticas públicas para pessoas com deficiência

2

Prof.ª Dr.ª Gabriela Tannús-Valadão (representando Prof.ª Dr.ª Enicéia Gonçalves)

Política de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva

1

Desenvolvimento de planejamento educacional individualizado com a participação das famílias de indivíduos com autismo

1

Análise da organização e funcionamento das salas de recursos multifuncionais

1

Prof.ª Dr.ª Fabiana Cia

Relação família-escola e famílias de crianças pequenas com deficiência

2

Prof.ª Dr.ª Fátima Elisabeth Denari

Arte & Educação especial: o olhar do cinema sobre a deficiência

3

Prof. Dr. João S. Carmo

Avaliação e ensino de habilidades matemáticas básicas: construindo redes de relações numéricas equivalentes

2

Prof.ª Dr.ª Juliane Ap. De Paula P. Campos

Educação Especial no contexto do Ensino Médio

1

Educação Especial no contexto da Educação de Jovens e Adultos

2

Prof.ª Dr.ª Lara Ferreira dos Santos

Surdez e Abordagem Bilíngue

1

Prof.ª Dr.ª Lidia Maria Marson Postalli

Avaliação e aplicação de procedimentos de ensino com alunos com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagem

2

Controle restrito de estímulos

Prof.ª Dr.ª Márcia Duarte Galvani

Aspectos do desenvolvimento de Jovens e Adultos com síndrome de Down

1

Adaptação curricular como estratégias de adequação às necessidades individuais dos alunos com deficiência intelectual e prática pedagógica.

1

Prof.ª Dr.ª Maria Amélia Almeida

Adaptação e validação da Escala de Intensidade de Suporte – SIS para o Brasil: Uma contribuição para avaliação funcional de jovens e adultos com deficiência intelectual.

2

Prof.ª Dr.ª Maria da Piedade Rezende da Costa

Surdocegueira ou múltipla deficiência: desenvolvimento, aprendizagem e práticas de ensino

1

Prof.ª Dr.ª Maria Stella Alcantara Gil

Promoção do desenvolvimento da linguagem de crianças pequenas com síndrome de Down

3

Prof. Dr. Nassim Chamel Elias

Musicalização e Socialização de crianças e adolescentes com autismo

1

Prof.ª Dr.ª Rosemeire Rangni

Educação de alunos talentosos (altas habilidades/superdotação)

2

Prof.ª Dr.ª Rosimeire Maria Orlando

Acessibilidade no ensino superior

1

Prof.ª Dr.ª Sabrina Mazo D’affonseca

Prevenção de violência de crianças e adolescentes com deficiência

1

Práticas parentais de famílias com crianças e adolescentes com deficiência

1

TOTAL DE VAGAS

39