Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Curso de Licenciatura em Educação Especial

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / TCC / Diretrizes TCC 2019

Diretrizes TCC 2019

CRONOGRAMA DO PLANEJAMENTO DE TCC

 

Cronograma do processo de seleção - TCC (2019)

 TURMA 2017

Mês/Ano

Atividade

Especificações

08/04

Prazo máximo para os professores enviarem as fichas para e-mail da Coordenação de TCC: tcc.cleesp.ufscar@gmail.com

Ficha com descrição da pesquisa/área, pequeno resumo, número de vagas ofertadas e critérios para seleção dos alunos (como por exemplo, nota da disciplina relacionada ao tema, trabalhos anteriores relacionados à temática, participação de grupo de estudos, valor do IRA - Índice de Rendimento Acadêmico e demais critérios).

18/04

Formalização de interesse em orientar de um professor externo ao Departamento de Psicologia.

 

26/04

Envio para os alunos do manual do TCC e da ficha de interesse.

Ficha de interesse contendo: nome e três sugestões  de orientador e projeto, acompanhado da justificativa.

10/05

Prazo máximo para entrega da ficha de interesse pelos alunos.

Entrega no setor de Apoio Pedagógico (para as pedagogas Mariana ou Vanessa).

13 a 20/05

Seleção pelos professores dos possíveis orientandos

Com base nos critérios previamente elencados.

22/05

Reajustes  realizados pela Coordenação      e acordado pelos professores

 

27/05

Divulgação dos Resultados

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso I

Mês/Ano

Atividade

Especificações

Dezembro / 1º período de TCC

Prazo final para entrega de  uma versão   digitalizada do projeto para o respectivo orientador.

Sugestão: O projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e resumida,   ocupando no máximo 15 páginas datilografadas em espaço 1,5 (normas ABNT).

Deve compreender:

- Resumo (máximo 20 linhas);

- Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental;

- Objetivos;

- Plano de trabalho e cronograma de sua execução;

- Material e métodos;

- Forma de análise dos resultados.

 

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso II

Mês/Ano

Atividade

Especificações

Junho / 2º período de TCC

Final da coleta de dados e análise inicial. Envio da descrição da introdução, método e resultados dos dados para o respectivo orientador.

 

Trabalho de Conclusão de Curso III

Mês/Ano

Atividade

Especificações

14 a 28 de outubro /3º período de TCC

Período para Comunicação à Coordenação do TCC / Curso de Educação Especial, data da realização da banca de defesa.

Seguir o modelo encaminhado pela Coordenação de TCC. Ver especificações sobre a composição da banca.

Quinze dias antes da data indicada de defesa / 3º período de TCC

Prazo final para entrega das monografias para a banca.

Entrega do trabalho impresso.

Última quinzena de novembro ou primeira semana de dezembro / 3º período de TCC

Período de realização das bancas.

Ver especificações sobre a composição da banca.

Primeira quinzena de dezembro/3º período de TCC

Prazo final para entrega da versão      final digitalizada à Coordenação do TCC / Curso.

Acompanhada da Carta de Autorização para divulgação no site do curso assinada pelo aluno e orientador.

 

 

 

DEFESA DE TCIII - EM CASO DE CONCEITO ‘I’

Trabalho de Conclusão de Curso III

Mês/Ano

Atividade

Especificações

Primeira semana do início do período letivo

Período para Comunicação à Coordenação do TCC / Curso de Educação Especial sobre a realização da defesa.

Seguir o modelo encaminhado pela Coordenação do TCC.

Quinze dias antes da data indicada da defesa

Prazo final para entrega das monografias para a banca.

Entrega do trabalho impresso.

De três a quatro semanas que  antecedem  a substituição do conceito I *

Período de realização das bancas.

Ver especificações sobre a composição da banca.

Duas semanas que antecedem a substituição do conceito I *

Prazo final para entrega da versão final digitalizada à Coordenação do TCC / Curso.

Acompanhada da Carta de Autorização para divulgação no site do curso assinada pelo aluno e orientador.

 

(*de acordo com Calendário Administrativo 2019, o período de substituição é de 01 a 19/07/2019).

 

DEFESA DE TCIII - ALUNOS FORA DO PERFIL - PRIMEIRO SEMESTRE

Trabalho de conclusão de curso III

Mês/Ano

Atividade

Especificações

Segunda quinzena de maio / 1º semestre do ano letivo

Período para Comunicação à Coordenação do TCC / Curso de Educação Especial, data, local da realização das bancas.

Seguir o modelo encaminhado pela Coordenação de TCC.

Quinze      dias   antes   da   data indicada da defesa

Prazo final para entrega das monografias para a banca.

Entrega do trabalho impresso.

Primeira quinzena de junho / 1º semestre do ano letivo

Período  de realização das bancas.

Ver especificações sobre a composição da banca.

Última quinzena de Junho / 1º semestre do ano letivo

Prazo final para entrega da versão final digitalizada à Coordenação do Curso.

Acompanhada da Carta de Autorização para divulgação no site do curso assinada pelo aluno e orientador.

 

ORIENTADORES, PROJETOS E VAGAS TCC (2019)

PROFESSOR

PROJETO

VAGAS

Prof.ª Dr.ª Adriana Garcia

Gonçalves

Acessibilidade no contexto pedagógico educacional para alunos com deficiência

física e/ou hospitalizados

3

Prof.ª         Dr.ª          Carolina

Severino Lopes da Costa

Análise das práticas de estagiários do curso de Licenciatura em Educação Especial

para alunos com deficiência visual

1

Prof.ª Dr.ª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Abordagem Bilíngue e Surdez

2

Leitura, Escrita e esferas simbólicas do desenvolvimento signico (desenho, jogo e

brincar)

1

Prof.ª          Dr.ª           Enicéia Gonçalves Mendes

Avaliação da Inclusão Escolar no contexto municipal baseada na abordagem do Ciclo

de Políticas

2

Desenvolvimento de planejamento educacional individualizado com a participação

das famílias de indivíduos com autismo

1

Prof.ª Dr.ª Fátima Elisabeth

Denari

Arte & Educação especial: o olhar do cinema sobre a deficiência

3

Prof.ª Dr.ª Juliane Ap. De

Paula P. Campos

Educação Especial no contexto do Ensino Médio

1

Educação Especial no contexto da Educação de Jovens e Adultos

2

Prof. Dr. Leonardo Santos

Amâncio Cabral

Estudantes universitários com deficiência, projetos de vida e identidades

3

Prof.ª    Dr.ª     Lidia      Maria Marson Postalli

Avaliação e aplicação de procedimentos de ensino com alunos com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagem

1

Prof.ª Dr.ª Márcia Duarte

Galvani

ABC da inclusão para crianças e adolescentes com síndrome de Down

1

Adaptação curricular na escolarização de alunos com deficiência intelectual

1

Prof.ª Dr.ª Maria da Piedade

Rezende da Costa

Surdocegueira ou múltipla deficiência: desenvolvimento, aprendizagem e práticas de ensino

1

Prof.ª Dr.ª Mariana de Lima

Isaac Leandro Campos

Inclusão de alunos surdos no ensino regular

1

Prof. Dr. Nassim Chamel

Elias

Questões recentes acerca do Transtorno do Espectro do Autismo

2

Prof.ª       Dr.ª        Rosemeire

Rangni

Altas habilidades/superdotação: Indicação e atendimento

2

Prof.ª Dr.ª Rosimeire Maria

Orlando

Inclusão no Ensino Superior a partir de indicadores sociais e educacionais

1

Prof.ª Dr.ª Sabrina Mazo

D’affonseca

Prevenção de violência a pessoas com deficiência

1

TOTAL DE VAGAS

 

30