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Curso de Licenciatura em Educação Especial - UFSCar

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Corpo Docente

ADRIANA GARCIA GONÇALVES
ADRIANA GARCIA GONÇALVES

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), graduação em Fisioterapia pela Universidade de Marília (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Pedagogia e Fisioterapia, com ênfase na educação, metodologia e prática educacional no contexto escolar e não-escolar e acessibilidade de crianças com deficiência física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, metodologia científica, tecnologia assistiva, classe hospitalar e estimulação precoce.

E-mail:

http://lattes.cnpq.br/3907378784787581

 

CAROLINA SEVERINO LOPES DA COSTA
CAROLINA SEVERINO LOPES DA COSTA
Psicóloga, mestre e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Psicologia da UFSCar, com atuação nos cursos de Psicologia e Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Desenvolve atividades na área de deficiência visual, habilidades sociais e famílias de crianças com diferentes deficiências.

 

E-mail:
Ramal: (16) 3306-6463
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0303439637261272

CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDACRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Sâo Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs. Experiência na área da Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez, e atuação na área educacional desde 1996 com estudos desenvolvidos na perspectiva histórico-cultural e nos pressupostos da abordagem enunciativo-discursiva. Assessoria a redes municipais de Educação para implantação e acompanhamento de Programa de Educação Inclusiva Bilíngüe em Piracicaba, Campinas, São Paulo e São Carlos. Interesse em pesquisa na atuação do Intérprete educacional de Língua de Sinais. Pós doutorado no Centro de Pesquisa Italiano (CNR ROMA) em 2003. Consultora de diversas agências de fomento e assessora para a área de surdez. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs.

E-mail:

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9468232016416725

ENICEIA GONÇALVES MENDESENICEIA GONÇALVES MENDES

Doutorado em Psicologia pelo IP-USP em 1995, mestrado em Educação Especial na UFSCar e graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Professora associada da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia, coordenadora do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) e líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). Coordenadora do Programa de Extensão sobre Formação Continuada em Educação Especial PROEX/UFSCAR) . Estágios no exterior (Estados Unidos e Peru), e pós-doutorado na Université Paris V- Sorbonne na França (2007-2008). Atua na área de Educação com ênfase em Educação Especial. Desenvolve e orienta pesquisas sobre inclusão escolar e política educacional. Atual Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial (ABPEE).

E-mail:

Ramal: (16) 3351-9358

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3897627554738983

FABIANA CIAFABIANA CIA

Psicóloga (2003), mestre (2005) e doutora (2009) em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação Especial, Educação Infantil e Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação infantil, envolvimento parental, fatores de risco, desenvolvimento infantil, brincar, intervenção precoce e formação de professores. Realizou estágio em Pesquisa no Centro de Psicologia Diferencial da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, sob orientação da Profa. Dra. Anne Marie Fontaine. Atualmente, é professora Adjunta II do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

E-mail:

Ramal: (16) 3351-9460

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5999108571365402

FÁTIMA ELISABETH DENARIFÁTIMA ELISABETH DENARI

Possui graduação em Estudos Sociais pela Associação de Escolas Reunidas de São Carlos (1976), graduação em Complementação Pedagógica pela Faculdade Sâo Luiz (1986), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professor associado junto ao departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos e professor e orientador de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Educação Especial. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação inclusiva, sexualidade e deficiência e formação de professores.

E-mail:

http://lattes.cnpq.br/5575213011914394

JOÃO DOS SANTOS CARMOJOÃO DOS SANTOS CARMO

Possui as seguintes graduações em Psicologia: Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1993); Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (1999); Licenciatura pela Universidade da Amazônia (1991). Pós-graduação: Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde leciona disciplinas de graduação na área de psicologia escolar e educacional. Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), coordenado pela Profa. Dra. Deisy de Souza da UFSCar. Coordena o grupo de pesquisa Análise do Comportamento e Ensino-Aprendizagem da Matemática (ACEAM). Membro da Frente de Ações em Análise do Comportamento e Educação (FAACE). Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional, com ênfase em Análise do Comportamento e Psicologia da Educação Matemática, investigando principalmente os seguintes tópicos: ensino e aprendizagem de matemática; ansiedade à matemática; comportamento matemático; habilidades numéricas fundamentais; programação de condições de ensino.

E-mail:

Ramal: (16) 3351-9357

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1263046410329694

JULIANE APARECIDA DE PAULA PEREZ CAMPOSJULIANE APARECIDA DE PAULA PEREZ CAMPOS

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2006). Professor adjunto, nível III, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (início em 2009). Atua como docente no curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Além do ensino, desenvolve atividades de pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, deficiência intelectual, didática e práticas pedagógicas no contexto inclusivo, a educação especial no contexto do ensino médio e da educação de jovens e adultos, profissionalização de pessoas com deficiência, terminalidade específica.

E-mail:

http://lattes.cnpq.br/3169299095370522

Leonardo-Cabral.jpg

LEONARDO SANTOS AMÂNCIO CABRAL

Possui Mestrado (2010), Doutorado (2013) e Pós-Doutorado (2015) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar). Doutorado Pleno na Universidade de Roma 'Foro Italico', em Culturas, deficiência e inclusão: educação e formação. Titulação Ajunta de 'Doctor Europeaus', pela Comissão Europeia. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, vinculado ao Departamento de Psicologia e ao quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Líder do Grupo de Pesquisa 'Identidades, Deficiências, Educação & Acessibilidade' (GP-IDEA/CNPq). Compõe a diretoria da Associação de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE. É editor associado da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE) e da Revista Educação Especial (REE/UFSM). Coordena a Coordenadoria de Direitos Humanos e Inclusão (CoIDH/SAADE/UFSCar). Atua, principalmente, nos seguintes âmbitos: Acessibilidade e Ações Afirmativas no Ensino Superior; Direitos Humanos, Identidades e Diferenças; Políticas e Práticas em Educação Especial; Formação de Professores; Ensino e Consultoria Colaborativa.

E-mail: prof.leonardocabral@gmail.com 

Ramal: 3351-9706

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5306031040506357

LIDIA MARIA MARSON POSTALLILIDIA MARIA MARSON POSTALLI

 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professora Adjunta e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: controle instrucional, aquisição de leitura e escrita, programação de condições de ensino, controle de estímulos e equivalência de estímulos.

E-mail:

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2748282330028870

MÁRCIA DUARTEMÁRCIA DUARTE

Graduada em Educação Especial, com habilitação em Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM). Especialista em Educação Especial pela mesma Universidade. Doutora e Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara (UNESP). É professora Adjunta II da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenadora do subprojeto da Licenciatura em Educação Especial do Programa de Iniciação a Docência/PIBID UFSCar financiado pela CAPES. Tem experiência na área de Educação Especial, com ênfase em deficiência intelectual, síndrome de Down, práticas pedagógicas e adaptação/acomodação curricular.

E-mail:

Ramal: (16) 3306-6692

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6866106661255961

MARIA AMÉLIA ALMEIDAMARIA AMÉLIA ALMEIDA

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1975), Mestrado em Educação Especial - George Peabody College for Teachers (1980 - USA), PhD em Educação Especial - Vanderbilt University (1987- USA) e Pós-Doutorado em Educação Especial pela University of Georgia (2002). É professora Associada da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Especial e do curso de Licenciatura em Educação Especial. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial durante os períodos de: 10/2002 a 10/2004; 10/2004 a 10/2006; 10/2006 a 04/2008. É Membro do Corpo Editorial do Journal of International Special Education e da Revista Brasileira de Educação Especial. Revisora de vários periódicos brasileiros. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial-ABPEE - Gestão: janeiro/2008 a dezembro/2009. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial-ABPEE - Gestão: janeiro/2004-dezembro/2005 e janeiro/2006-dezembro/2007. Realiza investigações na área de Educação Especial, com interesse em: deficiência intelectual, autismo, inclusão, profissionalização, comunicação alternativa, ensino e consultoria colaborativa.

E-mail:

Ramal: (16) 3351-9358

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0316944549621648

MARIA DA PIEDADE RESENDE DA COSTAMARIA DA PIEDADE RESENDE DA COSTA

Possui Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992). Participou da formação da profissão de Fonoaudiólogo desde 1965, em Recife, através da Associação Pernambucana de Logopedia. Após o reconhecimento da profissão obteve o título de Fonoaudióloga pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Foi professora dos Departamentos de Psicologia e de Metodologia do Ensino da Universidade Federal da Paraíba e do Departamento de Psicologia da UFSCar. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado. Iniciou e coordena as atividades do Laboratório de Educação Especial que oferece um atendimento especializado à comunidade desde 1985 até a presente data. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, surdocegueira, deficiência visual, deficiência mental, deficiência múltipla e educação de surdos. Iniciou e coordena as atividades do Laboratório de Educação Especial que oferece um atendimento especializado à comunidade desde 1985 até a presente data.

E-mail:

http://lattes.cnpq.br/2791098416503955

MARIANA DE LIMA ISAAC LEANDRO CAMPOSMARIANA DE LIMA ISAAC LEANDRO CAMPOS

Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2011- atual) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente, ocupa o cargo de professora assistente da Universidade Federal de São Carlos na disciplina de Introdução a Língua Brasileira de Sinais para os cursos das licenciaturas e também como professora virtual da mesma disciplina, na modalidade de ensino a distancia, pela SEAD-UAB-UFSCar. Atua em pesquisas nas áreas de Ensino a distância; de Estudos Surdos, de Informática na Educação de Surdos, LIBRAS, Cultura Surda, Política, tecnologia especializada, comunidade surda, pedagogia, inclusão, diferença cultura; tecnologias assistivas.

E-mail:

Ramal: (16) 3306-6464

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9292606169704319

NASSIM CHAMEL ELIASNASSIM CHAMEL ELIAS

Possui graduação (1994) e mestrado (2002) em Ciência da Computação e doutorado (2007) em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial), todos pela Universidade Federal de São Carlos. Foi bolsista FAPESP de pós-doutorado em Análise do Comportamento de 2008 a 2011 e bolsista CAPES de pós-doutorado em Análise do Comportamento de 2011 a 2013. Atualmente,é professor e suplente de chefia do Departamento de Psicologia da UFSCar, ministra disciplinas nos cursos de Licenciatura em Educação Especial e Graduação em Psicologia e atua como pesquisador colaborador do Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI - UFSCar). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Educação a Distância. Seus interesses atuais são análise experimental e aplicada do comportamento, comportamento verbal, equivalência de estímulos, nomeação, educação especial, transtornos do espectro do autismo, deficiência intelectual e auditiva e software educativo.

E-mail:

(16) 3351-8361/9706

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4216525883778695

REGIANE PINHEIRO AGRELLAREGIANE PINHEIRO AGRELLA

Trabalha como professora efetiva na Universidade Federal de Sâo Carlos - UFSCar-São Carlos. Formada em Pedagogia com habilitação em Educação de Excepcionais - Deficientes da Audiocomunicação e Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) (2000). Pós-graduada em Inteligência Multifocal e Psicanálise pela Faculdade Hoyler (2004). Aprovada no Exame de Proficiência em Libras - Superior - PROLIBRAS/2006. Mestre em Educação (2010) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, Doutorando em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Tem como área de pesquisa a aquisição e cognitivo de Língua de Sinais e de Classificadores da LIBRAS por crianças até 6 anos de idade. Além disso, desenvolve pesquisa sobre metodologias de ensino LIBRAS para ouvintes e surdos, atuando nos seguintes temas: Educação de Surdos, Inclusão, Tradução e Interpretação de LIBRAS, Linguística, Comunicação, Educação e Ensino de Libras da primeira língua e/ou segunda língua.

E-mail:

Ramal: (16) 3306-6464

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5004919208680987

ROSEMEIRE DE ARAUJO RANGNIROSEMEIRE DE ARAUJO RANGNI

Formação em Direito (1982), Faculdade de Direito de Guarulhos; Pedagogia (2002), Universidade Guarulhos; Mestrado em Educação (2005) Universidade Cidade de São Paulo - UNICID; Especialização em Talentosos e Bem Dotados (2006), Universidade Federal de Lavras - UFLA. Doutora em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Pesquisadora na área de altas habilidades/superdotação, Políticas Públicas Educacionais e Educação Inclusiva. Atuação na Comissão Executiva do Fórum Oeste de Educação Inclusiva - FOEI, de 2007 a 2012. Secretária Executiva da Revista Educação em Movimento - 2010 a 2012. Experiência no ensino de Língua Inglesa, de 1990 a 2008. Docente do curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva no Instituto Superior de Educação Vera Cruz - ISE - (2011-2012). Palestrante e Formadora junto aos educadores nas Secretarias de Educação. Associada ao Conselho Brasileiro para Superdotação - ConBraSD. Professora Adjunta 1 - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Curso de Licenciatura em Educação Especial e credenciada ao Programa de Pós - Graduação em Educação Especial - PPGEEs. Vinculada ao Grupo de Pesquisa em Excelência, Sustentabilidade e Inovação Social: Engenharia das Organizações Criativas e Soluções Tecnológicas Educacionais - UNIRIO e do Grupo de Pesquisa Educação Especial - UFSCar. Lider do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano - GRUPOH. Coordenadora do Programa de Extensão: Educação Especial: Formação e Inclusão.

E-mail:

Ramal: (16) 3306-6464

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6399149504309769

ROSIMEIRE MARIA ORLANDOROSIMEIRE MARIA ORLANDO

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação em Educação Especial: Ensino de Deficientes Intelectuais, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1996), doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Psicologia. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito à Educação - Educação Especial (UFSCar), coordenadora do Incluir: Núcleo de Acessibilidade/UFSCar e da Brinquedoteca da Licenciatura em Educação Especial/UFSCar. É professora adjunta na Universidade Federal de São Carlos, licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar. Tem experiência na área de Educação Escolar Básica e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos sociais das pessoas com deficiência, formação docente, prática pedagógica e acessibilidade no ensino superior.

E-mail:

Ramal: (16) 3306-6463

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4254571422608459

Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 - São Carlos - São Paulo - Brasil

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